
Minicursos
Os minicursos serão realizados nas salas do Ciclo Básico I e do Instituto de Biologia no período das 8h30 às 12h30. Estão divididos em dois blocos, sendo que cada bloco terá duração de 8h, divididas em dois dias.
Minicursos Bloco A: 25/07 e 26/07
Minicursos Bloco B: 27/07 e 28/07
O congressista poderá participar de um minicurso de cada bloco, sendo que deverá escolher seu minicurso após o pagamento de sua inscrição.
PROGRAMAÇÃO XII CAEB |
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Horários |
24/07/2017 |
25/07/2017 |
26/07/2017 |
27/07/2017 |
28/07/2017 |
7h15-8h00 |
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Café da Manhã |
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8h30-9h00 |
Entrega de materiais e Oficina |
Minicurso Bloco A |
Minicurso Bloco A |
Minicurso Bloco B |
Minicurso Bloco B |
9h00-10h00 |
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10h00-10h20 |
Coffee break |
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10h30-11h30 |
Minicurso Bloco A |
Minicurso Bloco A |
Minicurso Bloco B |
Minicurso Bloco B |
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11h30-12h30 |
Almoço |
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12h30-13h00 |
Abertura: Conjunto musical |
Almoço |
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13h00-14h00 |
Cerimônia de abertura |
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14h00-15h00 |
Palestra inaugural |
Palestras - Bloco A |
Palestras - Bloco C |
Palestras - Bloco D |
Palestras - Bloco E |
15h00-15h30 |
Coffee break |
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15h30-15h50 |
Mesas Redondas |
Coffee Break |
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16h00-17h30 |
Palestras - Bloco B |
Apresentação painel/oral |
Cerimônia de encerramento |
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17h30-18h00 |
Jantar |
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18h00-19h00 |
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19h00-22h00 |
Oficina e abertura do Concurso de imagens |
PipoCaeb |
Confraternização |
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BLOCO A (25/07 e 26/07 das 8h30 às 12h30)
1. MANEJO DE ANIMAIS PEÇONHENTOS
Ministrantes: Breno Martins Jancowski, graduando de medicina veterinária(FAJ), proprietário da empresa Selva Urbana, contratado do zoológico municipal de Campinas, Associado da ABRAVAS(Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens.
Vagner Roberto Ariedi Junior, especialista em gestão ambiental e mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Este minicurso tem como objetivo passar conceitos básicos da biologia das serpentes assim como outros animais venenosos: abordando desde a taxonomia, anatomia, evolução até seus hábitos alimentares, comportamento, características das principais espécies. Também visa mostrar as características e os sintomas dos principais acidentes toxicológicos com esses animais, como o soro é feito, como identificar uma serpente peçonhenta, importância ecológica e em saúde humana. Por último mostrará como é a manutenção ideal destes animais em cativeiro, como manejar, transportar, conter de maneira segura para o animal e para quem o maneja.
- Dia 01 (25/07): Animais venenosos e artrópodes: anfíbios, aranhas, escorpiões e insetos.
- Dia 02 (26/07): Serpentes: biologia, identificação e manejo.
2. EVOLUTIONARY PERSPECTIVES ON MODERN SOCIETY
Ministrante: Robbie Wilson PhD (University of Queensland)
ESTE MINICURSO TERÁ TRADUÇÃO SIMULTANEA
A evolução moldou nosso ambiente, nossos corpos e nosso comportamento, fazendo-nos quem somos hoje. A batalha dos sexos, a epidemia da obesidade, violência, enganação, resistência a antibióticos, problemas que vemos nas notícias todos os dias, todas fazem sentido se levarmos em conta nossa história evolutiva. Neste minicurso, serão apresentados conceitos da evolução que vão ajudar a entender por que esses problemas ocorrem e como podemos resolvê-los.
3. TÉCNICAS DE DIFERENCIAÇÃO CELULAR A PARTIR DE CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS
Ministrante: Prof. Dr. Henrique Marques-Souza, Instituto de Biologia, Unicamp.
Este minicurso tem como objetivo apresentar o potencial das células-tronco embrionárias na geração de tipos celulares específico, visando a compreensão do desenvolvimento humano e aplicações clínicas destas células diferenciadas in vitro. No primeiro dia, os alunos receberão uma base teórica sobre a biologia das células-tronco embrionárias e as bases moleculares da proliferação e diferenciação celular. Os alunos entrarão em contato com diferentes métodos e protocolos de diferenciação celular que serão estudados e discutidos no segundo dia do curso. Nesta discussão os alunos serão expostos a questionamentos sobre planejamento experimental e formulação de hipóteses. No segundo dia do curso serão discutidos os diferentes métodos e protocolos de diferenciação celular a partir de células tronco embrionárias e as principais vantagens e limitações dos métodos e das células originadas por eles.
4. BIOLOGIA MOLECULAR APLICADA A VIROLOGIA
Ministrante: Prof. Dr. José Luiz Proenca Modena (IB-Unicamp) e Prof. Dr. Gustavo Olszanski Acrani (Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Passo Fundo)
Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, compostos de proteínas e ácidos nucleicos, que utilizam as maquinarias moleculares das células hospedeiras para produzir novo vírus. Desse modo, o avanço do conhecimento de Biologia Molecular e Celular se correlaciona, em grande parte, ao avanço alcançado pela virologia. Isso se reflete no grande número de descobertas seminais em Biologia Molecular e Celular feita por virologistas. Esse minicurso irá abordar como a Biologia Molecular pode auxiliar no entendimento sobre a biologia e a diversidade dos menores agentes replicantes presentes no nosso planeta: os vírus. Nesse curso, iremos abordar desde o uso da biologia molecular para o diagnóstico viral, até a utilização dessa ferramenta para a geração de novos vírus, vacinas e elucidação de mecanismos patogenéticos e diversidade populacional de vírus.
Dia 01: A Biologia Molecular no diagnóstico viral. A Biologia Molecular na caracterização de mecanismos patogenéticos.
Dia 02. A Biologia Molecular na geração de clones infecciosos e vacinas. A Biologia Molecular na caracterização de populações de vírus: viroma.
5. DINOSSAUROS DA AMÉRICA LATINA
Ministrante: Ariel Milani Martine - Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Grande ABC, e atualmente é Mestrando em Geociências pela UNICAMP.
As descobertas paleontológicas realizadas nas últimas décadas tem colocado a América do Sul em posição de destaque em relação a evolução dos dinossauros. Esse minicurso visa apresentar e discorrer sobre o tema com tópicos como: dinossauros do Brasil, principais sítios paleontológicos com ocorrência de dinossauros no sul do Brasil, a América do Sul como berço dos dinossauros, taxonomia e paleoecologia dos grupos endêmicos do hemisfério sul, Paleoambientes Mesozóicos, evolução do vôo e aves fósseis sul americanas. O minicurso oferece também uma parte prática de moldagem e réplicas de fósseis.
6. PERMACULTURA
Esse minicurso conta com o apoio de: grupo de instrutores locais e do Instituto Flor do Anhumas de Bioconstrução e práticas sustentáveis. No primeiro dia a oficina será iniciada na Ecovila Sta. Margarida, com exercícios de relaxamento e também atividade de integração, em seguida será transmitido conhecimento teórico sobre Permacultura e conceitos relacionados, utilizando a Ecovila urbana Sta. Margarida e a Ecovila rural São Luis, em fase de planejamento, como estudo de caso. No segundo dia, A Oficina será realizada na Ecovila São Luis com exercícios de relaxamento e alongamento e em seguida os participantes experimentarão práticas de sistemas permaculturais, tais como: plantio de sistema agroflorestal (SAF), tratamento de efluentes com ciclo de bananeiras, composteira, espiral de ervas e horta mandala que serão integrados a um módulo básico de infraestrutura composto por banheiro seco, área de serviço, cozinha e chuveiro.
Os resultados das oficinas constituirão o início da ocupação da Ecovila Rural São Luis.
Local: Ecovila Urbana Sta. Margarida e Ecovila Rural São Luis (os congressistas serão levados até o local)
*ACONSELHAMOS QUE OS CONGRESSISTAS QUE PARTICIPAREM DESSE MINICURSO LEVEM TRAJES ADEQUADOS E UMA MUDA DE ROUPA EXTRA.
7. USANDO A NEUROPROTEÔMICA PARA DESVENDAR AS BASES MOLECULARES E IDENTIFICAR BIOMARCADORES DAS DOENÇAS PSIQUIÁTRICAS
Ministrante: Prof. Dr. Daniel Martins-de- Souza Depto de Bioquímica e Biologia Tecidual, Instituto de Biologia, UNICAMP
A proteômica surgiu na era pós-genômica como uma estratégia alternativa para a identificação de proteínas e vias bioquímicas envolvidas na fisiopatologia de doenças humanas. Além disso, proteínas diferencialmente expressas identificadas em uma dada doença, condição ou estado podem atuar como potenciais biomarcadores.
A proteômica é a ciência que estuda o proteoma, que pode ser definido como o conjunto de proteínas expressas por uma célula, tecido ou organismo em um dado tempo sobre uma dada condição. O proteoma pode ainda ser definido mais simplificadamente como “o complemento proteico total do genoma”. Ao passo que o genoma é relativamente estável, a natureza do proteoma é dinâmica, alterando-se frente a diferentes condições e estímulos. Logo, o estudo global destas alterações representa uma forma de investigar e integrar processos em sistemas vivos para melhor entender o funcionamento de uma célula ou tecido ao nível molecular.
Este curso abordará, de maneira teórica, os fundamentos da proteômica, nas quais os alunos aprenderão sobre as ferramentas utilizadas nessas análises como eletroforese uni- e bidimensional, cromatografia líquida de alta eficiência, espectrometria de massas e análise de biologia de sistemas in silico. Distúrbios psiquiátricos serão abordados como exemplo de aplicação da proteômica. Estes distúrbios são mentais, debilitantes e incuráveis e afetam mais de 10% da população mundial. Seus aspectos moleculares são pouco conhecidos e biomarcadores para o diagnóstico e a predição de um tratamento bem sucedido são inexistentes, apesar de necessários. A proteômica é, por definição, uma ferramenta adequada para estudos de doenças multifatoriais como as psiquiátricas, visto sua capacidade de investigar aspectos biológicos de maneira integrada bem como revelar potenciais biomarcadores.
8. BIOMARCADORES PARA DOENÇAS GENÉTICAS HUMANAS
Ministrante: Profa. Dra. Agnes Cristina Fett Conte (Livre-Docente em Genética Humana e Médica do Departamento de Biologia Molecular, Chefe do Laboratório de Genética e da Disciplina de Genética da FAMERP/FUNFARME)
Apresentação dos tipos principais de biomarcadores e das estratégias laboratoriais de identificação (métodos e técnicas) que são mais utilizadas (moleculares e citogenéticas). Contextualização destes segmentos do DNA que apresentam variabilidade entre os indivíduos no diagnóstico, prognóstico, identificação de susceptibilidade e resposta terapêutica de doenças genéticas. Exemplificação do uso de biomarcadores na prática clínica, nos diferentes tipos de doenças genéticas, com ênfase nas de etiologia multifatorial (doenças complexas) comuns na população, especialmente câncer e autismo. Discussão sobre a importância dos biomarcadores no processo de Aconselhamento Genético e na Medicina de Precisão. Discussão sobre o estado atual do conhecimento sobre biomarcadores, perspectivas futuras e as implicações bioéticas.
9. PROBLEMAS DE CONVIVÊNCIA NA ESCOLA E FORMAS DE INTERVENÇÃO
Ministrante: Profa. Me. Thais Cristina Leite Bozza (FE-UNICAMP)
Este minicurso visa compreender os conflitos como oportunidades de aprendizagem dos valores e das regras e não como problemas ou situações a serem evitadas, analisando quais estratégias de resolução são coerentes com a construção de recursos cognitivos e afetivos, necessários às ações morais
Dia 01: Analisar os procedimentos de resolução de conflitos empregados pela escola autocrática e democrática, assim como as consequências na formação sócio-moral das crianças e adolescentes.
Dia 02: Identificar e diferenciar os problemas de convivência, compreendendo as possíveis formas de atuação e encarando-os como oportunidade de construção de regras e valores.
10. EXPERIMENTOTECA: materiais de baixo custo para o ensino de biologia
Ministrante: Educadora,Vanilde de Fátima Bongiorno (CDCC/USP)
Esse minicurso tem como objetivo mostrar, para os alunos de graduação do curso de Biologia, materiais experimentais de baixo custo para realização de experimentos para o ensino de Biologia do Ensino Fundamental e Médio, e também apresentar a dinâmica de empréstimo da Experimentoteca aos professores da rede de ensino de São Carlos.
Esse material foi elaborado pela equipe do CDCC/USP, especificamente para o uso do professor em sala de aula. Cada kit contém 10 exemplares do mesmo experimento, de modo que pode ser usado por 10 grupos de alunos simultaneamente em sala de aula.
Programação:
Dia 25/07/2017: Jogo: Biomas Mundiais, Evolução: Seleção Natural, Síntese Protéica, Jogo: Biologia Molecular e Sistema de Classificação
Dia 26/07/2017: DNA - Extração - Estrutura - Duplicação – Transcrição
BLOCO B (27/07 e 28/07 das 8h30 às 12h30)
1. BOTÂNICA FORENSE
Ministrante: Prof. Dr. André Luis de Alcantara Guimarães. Professor Adjunto da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
As Ciências Forenses constituem um ramo das ciências aplicadas, sendo empregadas em trabalhos de investigação criminal e perícia técnica. Dentro dos diversos aspectos que formam as Ciências Forenses, a Botânica se destaca com o estudo de elementos de origem vegetal que possam contribuir na elucidação de eventos que constituam crimes ou violações das leis e normatizações em geral.
Como Botânica Forense, podemos compreender a Botânica aplicada à análise de vegetais ou elementos vegetais encontrados em cenas de crimes, escavações arqueológicas, apreensões resultantes de buscas policiais, entre outros eventos.
Os métodos empregados em Botânica Forense são amplos e compreendem desde o uso de microscopia óptica de luz, passando por técnicas de microscopia eletrônica e análises químicas em diversos níveis, até a análise de materiais genéticos com técnicas usuais para estudos em Biologia Molecular.
No âmbito da Botânica Clássica, alguns ramos contribuem de modo mais direto, tanto com os conhecimentos relacionados, quanto com as técnicas empregadas nesses estudos. Podemos destacar, entre outros ramos, organografia e sistemática, anatomia vegetal, anatomia da madeira e palinologia.
O objetivo do minicurso de Botânica Forense é traçar um panorama das aplicações da Botânica em trabalhos de perícia técnica e criminal, com destaque para casos reais onde os vegetais ou elementos de origem vegetal foram determinantes na elucidação de crimes ou outras situações de impasse.
Serão ministradas aulas teóricas contemplando tópicos como revisão de fundamentos e a aplicação de organografia, sistemática, anatomia vegetal, anatomia de madeira e palinologia em casos reais descritos na bibliografia pertinente, legislação e normatizações vigentes. Também serão apontadas e discutidas as metodologias empregadas para análise de materiais botânicos em trabalhos de investigação criminal e perícia técnica. No segundo dia do minicurso, além da complementação de conteúdo teórico, serão feitos estudos de casos para consolidação dos conhecimentos, nos quais os participantes serão convidados a solucionar questões baseadas em fatos reais relacionados com os temas debatidos.
2. RESTAURAÇÃO FLORESTAL: CONCEITOS E DESAFIOS
Ministrante: Laís Santos de Assis mestranda no curso de Recursos Florestais pela Universidade Estadual de São Paulo (Esalq).
Apresentação dos principais conceitos e projetos que são desenvolvidos na área de restauração ecológica, abordando os seguintes tópicos: diferentes metodologias de manejo; monitoramento de projetos de restauração florestal; legislação aplicada no Estado de São Paulo; e os desafios que envolvem a restauração ecológica de áreas florestais degradadas. Estão previstas atividades práticas em campo para apresentação dos projetos e metodologias adotadas pela Fundação José Pedro de Oliveira.
* TODOS OS PARTICIPANTES DEVEM ESTAR DE CALÇA COMPRIDA E CALÇADO FECHADO.
3. PURIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE PROTEÍNAS
Ministrante: Hiroshi Aoyama (UNICAMP).
O presente minicurso constará de técnicas necessárias para a purificação e caracterização de proteínas. Para a purificação de proteínas serão utilizadas técnicas para a lise celular, centrifugações diferenciadas, precipitação de proteínas e colunas cromatográficas. Como proteína será selecionada a enzima para mostrar como construir uma tabela de purificação. Para a caracterização de proteínas será estudada com detalhes a técnica de espectrofotometria, que, entre as várias finalidades, servirá para mostrar como quantificar uma proteína e como determinar a atividade de uma enzima.
Lise celular, centrifugação, fracionamento celular, precipitação de proteínas, fracionamento com sulfato de amônio, cromatografia por filtração em gel, cromatografia de troca iônica, cromatografia por hidrofobicidade, cromatografia de afinidade, tabela de purificação, espectrofotometria, espectro de absorção, curva padrão, determinação de proteínas, determinação de atividade enzimática.
4. NANOTECNOLOGIA E SISTEMAS BIOLÓGICOS: DA NANOBIOLOGIA À NANOMEDICINA
Ministrantes: Prof. Dr. Eng. Fernando M. Araújo-Moreira - Professor Titular, Departamento de Física da UFSCar, Coordenador do Curso de Bacharelado em Engenharia Física, Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia
Este minicurso tem como objetivo principal a introdução de conceitos tradicionais da física quântica associados a conceitos modernos dos materiais avançados chamados de nanoestruturados, e aplicá-los ao mundo dos seres vivos.
Serão também mostrados os caminhos que viabilizem o uso desses conceitos básicos em aplicações associadas com a biologia na busca de soluções para diversos problemas atuais através da novíssima área denominada de nanomedicina.
Para atingir esse objetivo, serão abordados os seguintes tópicos:
- Introdução à nanobiotecnologia, nanobiologia e nanomedicina.
- Conceitos básicos de física moderna e física quântica.
- Materiais convencionais, compósitos e biomateriais.
- Materiais eletrônicos e dispositivos híbridos.
- Nanocarbonos.
- Aplicações.
- Problemas associados ao uso de nanobiomateriais.
5. BIOCONSTRUÇÃO
Ministrantes: Arq. Dr. Flávio Januário José / Arq. Edoardo Aranha
Esse minicurso conta com o apoio de: grupo de instrutores locais e do Instituto Flor do Anhumas de Bioconstrução e práticas sustentáveis.
A Oficina será iniciada com exercícios de relaxamento e alongamento, em seguida será apresentado e realizado pelos participantes um projeto de um módulo básico de infraestrutura sustentável, composto de forma integrada por: captação e reservatório de água da chuva, sistema de filtragem de baixo custo, bomba de água, energia fotovoltáica, aquecimento solar de água, paredes em terra crua (taipa de pilão e pau a pique), banheiro seco, cobertura verde.
Os resultados das oficinas constituirão o inicio da ocupação da Ecovila Rural São Luis.
Local: Ecovila Rural São Luis (os congressistas serão levados até o local)
*ACONSELHAMOS QUE OS CONGRESSISTAS QUE PARTICIPAREM DESSE MINICURSO LEVEM TRAJES ADEQUADOS E UMA MUDA DE ROUPA EXTRA.
6. ORGANIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE COLEÇÕES BIOLÓGICAS
EMENTA: Introdução ao tema coleções científicas, curadoria e museus. Histórico, importância e tipos de coleções. Diferentes tipos de acervos e registros. Política e manejo de coleções. Panorama atual sobre as coleções no Brasil. A pesquisa dentro dos museus. Taxonomia e coleções. Etiquetagem, tombamento e informatização de dados. Métodos de coleta, fixação e curadoria.
Dia 1 – Museu de Zoologia (ZUEC)- Introdução ao tema coleções zoológicas: definição, histórico, importância e tipos;
- Taxonomia e coleções: estado da arte, perspectivas e desafios;
- Coleções zoológicas no Brasil: panorama e desafios;
- Coleções zoológicas: métodos de coleta, fixação e conservação;
- No museu: preparação, tombamento e curadoria.
Dia 2 – Herbário UEC
- Histórico e importância de coleções botânicas;
- Tipo de coleções: arboretos, jardins botânicos e herbários;
- Métodos de coleta e herborização;
- Coleções botânicas no Brasil: panorama e desafios;
- Perspectivas sobre o futuro das coleções botânicas.
7. MICROBIOTA RELACIONADA A DOENÇAS CRÔNICAS
Ministrantes: Prof Mario J A Saad; Andrey dos Santos e Dioze Guadagnini
Nos últimos anos, com o avanço das técnicas de sequenciamento, foi possível investigar com mais detalhes a relação entre modulação da microbiota e doenças crônicas. Assim, estudos recentes mostram correlações e relações causa-efeito entre microbiota e obesidade, diabetes tipo 2, aceleração de aterosclerose, manifestações de autismo, evolução do acidente vascular cerebral, doenças autoimunes, doença hepática gordurosa não alcoólica, doenças intestinais inflamatórias e outras. Nesse mini-curso pretendemos apresentar as técnicas usadas para coletar, processar e sequenciar amostras de DNA de fezes, e a relação entre microbiota e doenças crônicas acima descritas, bem como o efeito de drogas que aumentam ou reduzem a sensibilidade a insulina sobre a microbiota.
8. MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL DO DO CRESCIMENTO TUMORAL E TERAPIAS
Ministrantes: Diego Samuel Rodrigues (Pesquisador/Programa de Pós-graduação em Biometria, UNESP, Botucatu); Paulo Fernando de Arruda Mancera (Doutor/ Departamento de Bioestatística, Instituto de Biociências, UNESP, Botucatu)
Em decorrência da seriedade do câncer, estudos sobre a doença aumentaram muito nos últimos anos, e isto desencadeou importantes avanços em outros áreas, entre elas, a Modelagem Matemática. Nos dias de hoje, vários modelos matemáticos fazem previsões quantitativas e testáveis. Uma situação bastante ilustrativa ocorre com modelos aplicados à quimioterapia, na qual questões cruciais permanecem em aberto, como a determinação de protocolos ótimos de tratamento quimioterápico e, quando aplicável, se a quimioterapia deve preceder a cirurgia ou vice-versa. Tais questões necessitam de melhor entendimento quantitativo e analítico, sendo modelos matemáticos uma ferramenta de grande valia. Situando-se neste cenário, temos como objetivo discutir e apresentar aplicações de modelos clássicos de Biomatemática em Modelagem Matemática de câncer, quimioterapia e radioterapia.
9. PRIMEIROS SOCORROS EM ESCOLAS
Ministrante: Prof. Dr. Everardo M. Carneiro Possui graduação, mestrado e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é Professor Titular do Depto. de Biologia Estrutural e Funcional do Instituto de Biologia da Unicamp.
Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Campinas (1982), Mestrado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e Doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e Pós Doutoramento no Instituto de Bioingenería da Universidad Miguel Hernández, Espanha. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional, Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Endócrina, atuando principalmente no estudo dos mecanismos celulares e moleculares envolvido com o processo de produção e secreção de insulina em modelos como desnutrição proteica, obesidade e diabetes
Este curso abordará os procedimentos mais comuns de primeiros socorros, enquanto aguarda atendimento especializado, frente a situações de distúrbios da consciência, parada cardio-respiratória, estado de choque, hemorragias, ferimentos e lascerações, afogamento, intoxicações e lesões ósseas e articulares que podem ocorrer no ambiente escolar. Desenvolve, ainda, procedimentos para atenuar o sofrimento humano no local do acidente frente a alguma doença súbita e estabelece também as limitações de seus procedimentos de acordo com o conhecimento e treinamento adquirido.
10. MODELOS DIDÁTICOS PARA ENSINO DE BIOLOGIA
Ministrante: Profa. Adriane Ribas Soares (UFSM)
O presente minicurso tem por objetivo articular a criatividade dos participantes por meio de uma breve introdução sobre a importância do uso do modelo didático em sala de aula e atividades como o desenvolvimento e confecção dos mesmos, que servem como recursos educacionais estimulando o uso de materiais recicláveis e reutilizáveis. Ainda no minicurso irão vivenciar atividades com alguns desses materiais, discutindo suas possibilidades e desafios para serem realizados em diversas situações de ensino. Esta oficina visa a preparação de materiais que possam ser utilizados como instrumentos facilitadores do processo de ensino e aprendizagem, contribuindo de forma significativa na formação do educando.